quarta-feira, 4 de julho de 2007

Metapoemas

Sempre adorei poesias, mas de todas, as que mais me atraem e inspiram( sabe Deus porquê) são as Metapoesias. Estes poemas "autobiográficos", que falam de si mesmos, sempre me pareceram os mais bonitos e substânciais de todos.

Tentando achar o "porquê", me ocorreu, certa vez, que eles talvez sejam a ontologia da poesia. A ontologia trata o ser enquanto ser, a metapoesia trata a poesia enquanto poesia. Assim, "metapoetizando", a poesia desvela-se. E poetiza, com uma franqueza incrível, a inspiração do ato criador; a solidão dos poemas abandonados pelos olhos; a descoberta do leitor.

O poema aqui, faz-se humano: pensa-se, questiona-se e autodetermina-se.

2 comentários:

Lívia (Liv´s de Lórien/Liv´s From Lórien) disse...

Olá Camila,

Procurando por sites de metapoemas, achei seu blog. Desde que passei a amar poemas (não faz muito tempo!) pois a poesia eu já amava, comecei a gostar de poesia sobre poesia,e, justamente ontem fiquei sabendo que isso se chama metapoesia! Amei seu Blog.
Vou linká-lo ao meu, posso?
Abraços!

Rafaela Gomes Figueiredo disse...

OK!, venho aqui anos depois.
não pude deixar, no entanto, de deixar um pequeno comentário-agradecimento por estas maravilhosas postagens!
como vc, tb sou apaixonada por metaliguagens, metapoemas... suas palavras foram - nada menos - q perfeitas!

obrigada por compartilhar, sobretudo aquela de Adélia. das mais brilhantes!

abraços